Qual a Função de uma Dama de Companhia Para Idosos?

dama de companhia com idoso

O brasileiro vivem em média 75 anos. O número de pessoas que já estão na terceira idade chega a ultrapassar um número expressivo de 30 milhões.

Por mais que seja vista como a melhor idade, essa faixa etária exige cuidados redobrados com a saúde. 

É por isso que contar com a ajuda de um profissional para auxiliar o idoso durante o dia a dia é essencial para ajudá-lo a viver essa fase com segurança e maior tranquilidade.

Mas, para que você saiba quem é a melhor indicação para atender a pessoa idosa em questão, é preciso conhecer um pouco mais sobre esses profissionais. E, nesse artigo, nós vamos te ajudar a entender melhor o papel da dama de companhia.

Quais profissionais cuidam da saúde do idoso?

Quem disse uma vez que a idade pesa, não estava errado. É na terceira idade que começamos a sentir o efeito do passar dos anos.

Para alguns é o momento de maior fragilidade, quando algumas doenças podem acabar por se tornarem mais graves. E surge então a necessidade de contar com a ajuda e o acompanhamento de um profissional.

Portanto, um detalhe imprescindível é: lembre-se da importância de procurar por profissionais que sejam confiáveis e tenham experiências, pois são muitos os casos de maus tratos contra idosos.

Dentre as opções possíveis, temos: cuidador de idosos, enfermeiro de idosos e acompanhante de idosos. E nós vamos te explicar de maneira simples o papel de cada um deles para que você saiba como diferenciá-los.

  • Cuidador de idosos – O cuidador de idosos desempenha um papel extremamente importante como um apoiador psicológico. Além disso, esse profissional também auxilia na saúde física do idoso através de um tratamento paliativo. 

Em resumo, as atividades desempenhadas pelo cuidador de idosos são: na higiene pessoal, alimentação, higienização do ambiente no qual  o idoso fica, controle e aplicação de medicação, aferição dos níveis de glicose ou da pressão arterial.

  • Enfermeiro de idosos – O papel do enfermeiro de idosos é um pouco mais complexo que o do cuidador. Isso ocorre porque as atividades do enfermeiro estão voltadas para necessidades vitais de um paciente mais debilitado.

Logo, as atividades pelas quais o enfermeiros estão responsáveis são: controle de alimentos ingeridos via sonda, da higienização da mesma, dos medicamentos injetáveis, limpeza e cuidados de ferimentos, acompanhamento dos pacientes que estão em recuperação de cirurgias delicadas.

Uma Dama de Companhia pode auxiliar nas atividades cotidianas

Qual é o papel da dama de companhia?

Como a realidade já nos mostra, sabemos o quanto os idosos sofrem com o abandono, principalmente quando parte da família. Com isso, eles se sentem solitários e a falta de carinho se torna presente.

Por isso, ter alguém do seu lado para as atividades cotidianas e pela simples companhia para conversar e deixar o dia mais leve fazem a total diferença na vida deles.  São essas atividades: idas ao supermercado, à farmácia, consultas médicas, realização de exames, práticas de atividades, visitas, encontros de idosos, conversar e estimular o idoso a socializar com o seu entorno.

A dama de companhia ou cuidadora de idosos tem, eu seu principal compromisso, ajudar o idoso a ter uma qualidade de vida melhor. Esse acompanhamento oferece vários benefícios para a saúde psicológica do idoso, auxiliando-o em atividades simples e diárias.

Quais são os benefícios do idoso que tem uma dama de companhia?

A dama de companhia, diferentemente do cuidador ou enfermeiro, tem um papel um pouco mais afetivo. Seu objetivo deve ser acompanhar o idoso nas atividades de lazer e passatempos, criando um laço de convivência.

Além dos já citados, uma dama de companhia traz diversos outros benefícios para a vida do idoso acompanhado. Assim, ela acaba por desempenhar um papel social e afetivo, criando vínculos com a pessoa assistida. 

Confira alguns dos benefícios trazidos pela acompanhante ao idoso:

  • Criação de um vínculo de confiança/
  • Melhoras na saúde psicológica;
  • Melhoras no bem-estar do idoso;
  • Acaba com o pensamento do idoso sobre ser um fardo;
  • Estimula o idoso a fazer vínculos sociais;
  • Acaba com o sentimento de solidão do idoso.

Esses foram só mais alguns dos tantos benefícios que uma dama de companhia pode proporcionar ao idoso. Pois, ao contrário do que muitas pensam, até mesmo os cuidados mais simples e pequenos fazem a total diferença na saúde física e mental do idoso.

Post anterior
10 Dicas Básicas Para Um Banheiro Seguro
Próximo post
Após Sofre Queda em Acidente Doméstico, Presidente do STF Recebe Alta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu