A importância da Socialização na Terceira Idade

A importância da Socialização na Terceira Idade

 Saiba que o isolamento prolongado pode levar à depressão.

Os idosos são particularmente propensos a sofrer de depressão como efeito de isolamento. Esses sentimentos intensos de tristeza podem contribuir para a deterioração da saúde física, emocional e mental. Essa depressão muitas vezes faz com que muitos idosos se tornem suicidas.

  • Os sintomas de depressão nos idosos incluem um aumento ou diminuição do apetite, fadiga ou perda de energia, mudanças na quantidade de sono, sentimentos de culpa ou inutilidade e a incapacidade de se concentrar ou tomar decisões.

Reconheça que a socialização pode afetar a saúde física e cognitiva.

Passar tempo com outras pessoas não só pode melhorar o seu humor, mas também pode torná-lo mais saudável. Idosos que têm interação social em uma base diária têm uma chance menor de desenvolver sintomas de perda de memória. Além disso, ver e conversar com outras pessoas regularmente pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, o que pode levar a uma melhor saúde física.

  • Por exemplo, uma boa quantidade de atividade social pode reduzir a pressão sanguínea de uma pessoa, diminuir o risco de problemas cardiovasculares e prevenir certos tipos de artrite. Isso provavelmente ocorre porque as pessoas geralmente têm maior probabilidade de permanecer ativas e comer uma dieta saudável. [11]
  • Um estudo também mostrou que o aumento do tempo social estava ligado à melhoria da saúde, e a diminuição do tempo social estava ligada à diminuição da saúde e do declínio mental. Aumentar as oportunidades sociais de seus entes queridos e até mesmo fazer algo simples, como encontrar um animal de estimação, pode melhorar a saúde mental e física da pessoa que você ama.

 Não deixe de ler nosso post sobre como Falta de interação social pode afetar a saúde emocional do idoso

 Saber que o isolamento compromete o acesso dos idosos aos cuidados médicos.

Quando um idoso não passa muito tempo com os outros, é mais provável que eles tenham condições médicas que não são diagnosticadas.

  • Por exemplo, eles podem não estar cientes de que sua audição está diminuindo se eles não conversam com muitas pessoas. Além disso, não ser capaz de ouvir ou ver bem pode deixá-los cansados de sair de casa, o que pode impedi-los de ir regularmente ao médico.

Brasil um Gigante que Não Acordou para os Idosos

http://3aidade.com.br/wp-content/uploads/2019/06/idoso-por-do-sol-bandeira-nacional.jpg

Por questões culturais, o Brasil em sua maior parte, ainda não valoriza o idoso, relegando a ele um papel secundário na sociedade. Somado a esta característica histórica, o crescimento do uso de meios de comunicação digital, afasta ainda mais o publico da Terceira Idade de um convívio social mais ativo.

A falta de interação social é um mal que compromete a saúde emocional, tornando-se, talvez, um dos maiores desafios enfrentados pelos idosos na sociedade. Não são todas as pessoas que têm paciência para conversar com os mais velhos, por isso, é importante que eles sejam incluídos nos ambientes em que se sintam bem e à vontade para contar suas histórias, de uma maneira voluntaria e com o acolhimento verdadeiro.

Uma boa dica é incentivá-lo a participar dos grupos ou clubes com algum hobby em comum que possa quebrar a barreira inicial. Outra opção são os grupos da terceira idade, que normalmente estão presentes em todas as cidades. Nesses locais, eles costumam fazer atividades que trazem a motivação para cuidar melhor de si mesmos. Sem contar que frequentemente participam de bailes, bingos, atividades ao ar livre e muito mais. Isso ajudará o idoso a interagir socialmente e diminuir, em grande escala, os riscos de depressão e ansiedade.

Como você pôde observar, são muitos os desafios que os idosos enfrentam na sociedade, mas apesar disso não há motivos para que eles desistam. Existem muitas atividades que eles podem realizar para se sentir independentes e fortes e, claro, com a sua ajuda, esse processo se tornará muito mais fácil. Sendo assim, não economize no carinho e amor e demonstre como essa pessoa é especial para você todos os dias. Com certeza verá que essa atitude fará toda a diferença.

Post anterior
Estatuto do Idoso, um Marco para a Sociedade
Próximo post
Exercícios para idosos: Movendo-se para um futuro melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu